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Um “Up” no visual 2

Conversando sobre o blog com minha cunhada, que também é pedagoga e professora de EBD, falávamos sobre o desafio de dar aulas nos lugares mais inusitados. Eu já precisei dar aula em uma sala que era um escritório da parte administrativa da igreja. Portanto, não tinha mural, armário e nem um quadro. Em compensação, tinha que me virar para que meus alunos não se deixassem levar pelos objetos que ficavam expostos durante a aula: computador (que não era para nosso uso), sofá, almofadas, etc.
Mas como é na “crise” que a criatividade aflora, hoje posso compartilhar algumas soluções que encontrei:


Varal
Faça um varal de barbante num lugar bem visível de sua sala. O varal servirá para expor as gravuras da lição, exibir os trabalhos, substituir ou acrescentar informações do mural. Aproveite alguns pregos que já estejam na parede ou um basculante. Depois da aula, se for necessário, recolha o varal e os trabalhos.


Quadro branco
Muito usado e pouco explorado, pode ser utilizado para ensinar versículos, cânticos, para concursos, histórias desenhadas e etc. Planeje seu uso coordenando-o com outros recursos. Mas você pode pensar: quadro branco é muito caro! Então faça o seu: use papelão, cartolina branca e contact. Cole a cartolina no papelão e passe um plástico transparente liso por cima da cartolina. Utilize caneta própria para quadro branco e apague com um pano seco. Funciona!
Fiz o meu usando uma caixa fina de TV (tem alças). É utilíssimo, pois coloco todo o meu material dentro e o levo para onde eu quiser...

Mapas
Espalhe mapas da Palestina (ontem e hoje) pela sua sala ou pendure-os no varal: o êxodo, a divisão das tribos, Jerusalém e as viagens de Paulo. O tamanho do mapa tem que permitir uma boa visualização para todos. Esse é um dos recursos mais eficientes que temos para o ensino de conceitos geográficos, históricos, etc. O mapa atrai a atenção e desperta o interesse do aluno, ajuda a corrigir erros de compreensão e aumenta o conhecimento. Pode ser usado como atividade individual ou de grupo.
Mural
É indispensável no ambiente de sala de aula. Pode ser confeccionado de madeira, papelão, papel corrugado e outros materiais.
O mural deve ser simples, objetivo e atrativo. Para isso, a ideia central deverá sempre sobressair. Os elementos devem ter harmonia entre si e seguir uma linha de pensamento. Para ilustrá-lo, você pode usar gravuras, fotos, desenhos e trabalhos dos alunos.

Qualidades de um bom mural:
·         Simplicidade - o mural é visto por pouco tempo ou de passagem, e seu desenho e letreiro devem ser reduzidos ao essencial, para que sobressaia a ideia central.
·         Objetividade - sua mensagem deve ser evidente. Um bom mural não exige explicações.
·         Atratividade - cor, bom desenho.
·         Contraste - entre cores, figuras, desenhos e letras.

Tipos de murais:
  • Apenas com diretrizes – Mensagem completa e direta com poucas palavras.
  • Ilustrados com desenhos – Desenhos simples ou em alto relevo (isopor).
  • Ilustrados com figuras – ilustrações , revistas, calendários e cartazes de propagandas.
  • Mural tridimensional – Utilização de folhas e flores, moedas, lápis, brinquedos, blocos de madeiras, espelhos, etc.
    IPBrasília
        Planejamento do mural:
·         Equilíbrio - desenho equilibrado, mas não geometricamente igual em todos os pontos.
·         Não se deve usar toda a superfície do mural. O espaço em branco também atrai.
·         Escolher as cores - fundo escuro exige tintas opacas (guache). Fundo claro exige tinta brilhosa. Usar cores que fiquem harmoniosas.
·         Molduras - fundo claro, moldura viva. Fundo escuro, moldura neutra. Molduras horizontais por cima das verticais.
IPBrasília

Para todos que remodelarem suas salas de EBD, um desafio: fotografem o antes e o depois, e relate-nos o que seus alunos acharam, ok?
Até mais!

Comentários

Unknown disse…
Soluções criativas nos estimulam a continuar e encarar os desafios, a despeito das dificuldades naturais q sempre surgem mesmo.
Parabéns pela iniciativa!
Fernanda Luísa disse…
AMEI o quadro branco alternativo!
Parabéns! Estamos te esperando em Campos/RJ. bjs

escoladominicalipc.wordpress.com

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Sua Bíblia está caindo aos pedaços?!

Recebi hoje uma frase muito interessante no Facebook: "Uma Bíblia que está caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está!" Quem já fez o curso para professores de juniores sabe que concordo plenamente com isso como também incentivo que ensinem essa prática aos seus alunos. Minha Bíblia de estudos é bem marcada, outras versões que eu tenho, nem tanto. Mas para que serve toda essa marcação na Bíblia e por que ensinar aos alunos para que se torne um habito saudável? Grifar um texto ajuda na concentração, remete-nos novamente a uma verdade bíblica quando estivermos relendo o texto, faz conexão posteriormente com o que já foi aprendido, e muitos outros benefícios que você pode estar pensando agora mesmo. No entanto, em um artigo sobre técnicas de estudo, no blog  de Renato Alves (gostei do blog!!!) , temos o alerta de que cada marcação deve ser repleta de significado para nós, senão vira uma completa confusão que não cumpre seu objetivo: (.